Enem 2017 Inscrições e Local de Prova

Atualizado em: 17.12.2015

17/12/2015

Enem 2017 Inscrições e Local de Prova: Neste artigo falaremos sobre o Enem 2017 visando trazer ao leitor um panorama geral para sua preparação: como se inscrever, matérias, local de prova e outras dicas. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado no ano de 1998 com intuito de avaliar a qualidade do ensino médio. O exame era aplicado para os estudantes em fase de conclusão dos estudos para traçar diagnósticos e parâmetros para nortear a elaboração de políticas públicas para a educação.

No ano de 2009 o Enem foi reformulado e passou a ser a principal porta de entrada para o ensino superior. O Exame também recebeu uma nova finalidade: suas notas agora possibilitam a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio sem prejuízo para concorrer às vagas em universidades públicas ou privadas. As universidades públicas utilizarão as notas do Enem 2017 como critério de seleção para o ensino superior através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Já os estabelecimentos privados de ensino, além de substituir o Vestibular, utilizarão as notas no Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Para o participante optar pelo certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem 2017 basta informar no decorrer da inscrição e tirar nota igual ou superior a 450 pontos em cada área de conhecimentos gerais e 500 pontos na redação.

Como se inscrever para o Enem 2017

Inscrições para o Enem 2017

A inscrição para o Enem 2017 será aberta apenas uma vez no ano e será feita exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. Os interessados deverão acessar a página do Participante informando CPF e a data de nascimento. No ato da inscrição também será exigido que o estudante tenha um e-mail válido que poderá ser utilizado somente em seu cadastro.

No decorrer da inscrição do Enem 2017 haverá uma opção que deve ser assinalada em caso de opção pelo certificado de conclusão do ensino médio. Também será solicitado preenchimento do questionário socioeconômico, que será utilizado para avaliar pedidos de carência para isenção de pagamento da taxa de inscrição.

O pedido de isenção pode ser feito por participantes de baixa renda. O valor cobrado a título de taxa de inscrição atualmente é de R$63,00 pago somente no banco do Brasil através do GRU (Guia de recolhimento de Uniões). Lembrando que alunos que estão concluindo o ensino médio em escola públicas serão automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017.

Local de prova do Enem 2017

O participante criará uma senha no decorrer da inscrição e será responsável pelo acompanhamento de inscrição do Enem 2017 na página do participante. Em caso de erro ou de inscrição não confirmada só será possível a reclamação dentro do período de inscrição. Com CPF e senha, o candidato terá acesso a página do participante. Nesta página estarão todas as informações da inscrição e informações sobre o local de prova do Enem 2017 o qual estará disponível quando for divulgado o cartão de confirmação de inscrição.

No cartão de inscrição constará o endereço completo do local de prova, sala, horário, língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol). A impressão deste cartão não é obrigatória, mas tê-lo em mãos facilita a vida do estudante nos dias de provas.

Matérias do Enem 2017

As provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois dias (sábado e domingo). Caso as condições e orientações atuais permaneçam as provas terão duração de 4h30min no primeiro dia e 5h30min no segundo dia. Os participantes que não concluírem as questões neste período serão eliminados. No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia). No domingo serão aplicada as áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologia (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática e suas tecnologias (Matemática).

São ao todo 180 questões dívidas igualmente entre as matérias do Enem 2017. O participante também deverá elaborar uma redação que é aplicada no segundo dia de provas. A redação deverá ser dissertativa-argumentativa e feita de acordo com o tema (informado juntamente com o caderno de provas) escolhido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O texto será corrigido por dois corretores avaliando de 0 a 200 em cada competência totalizando 1000 pontos.

Inscrições Enem 2017

Inscrições Enem 2017

Competências da redação do Enem 2017

O candidato deverá apresentar o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

Deverá entender o pedido do tema e elaborar um assunto respeitando a estrutura textual argumentativo-dissertativo;

O candidato deverá selecionar, relacionar, organizar e interpretar formações, fatos e opiniões com argumento de acordo com ponto de vista respeitando o direito humano;

Demonstrar o domínio e conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção do argumento;

Elaborar uma solução para o problema respeitando os direitos humanos.

Dicas para o Enem 2017

A primeira dica aos participantes é não deixar sua preparação para os últimos dias próximos das provas. Outra dica é levar algum tipo de alimento ou água, mas em embalagem transparente para evitar qualquer tipo de suspeita dos fiscais do Enem 2017. Deixe no mínimo 30 minutos para o preenchimento do cartão de respostas. Não esquecer de levar consigo documento de identificação oficial com foto (cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia). O exame só poderá ser feiro com caneta esferográfica de cor preta feita de material transparente. A dica é levar mais de uma, para ter uma reserva em caso de falha. Só será possível a saída de sala de aula após 2 horas decorridas de prova. A saída com o caderno de prova contendo o questionário só será possível quando faltarem de 30 minutos para o término das provas.

Para mais informações, curta e compartilhe a página do Enem 2017 Facebook. Conheça também a apostila de estudo do exame, clique e conheça. Boa sorte!

marcelo de jesus das chagas azevedo maio 10, 2017 às 13:51

qual a maneira se escrver para fazer a prova do enem o site

Responder

marcelo de jesus das chagas azevedo maio 10, 2017 às 13:50

qual a maneira de se escrver para fazer a prova do enem o site

Responder

graciele janeiro 22, 2016 às 18:58

quero saber a data das inscricoes do enem 2017

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: