Inscrições do Enem 2017: Veja Como se inscrever!

Atualizado em: 28.03.2017

10/03/2017

Foi divulgado hoje pelo Ministério da Educação – MEC o cronograma do Enem 2017. As inscrições para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) poderão ser realizadas a partir das 00h00mim do dia 8 de maio, sendo que o prazo para se inscrever encerra-se no dia 19 do mesmo mês.

Além do período de inscrição foram divulgadas também as datas de aplicação das provas (uma novidade em relação às últimas edições), e quando ocorrerá a divulgação dos resultados. Para realizar as provas do Enem 2017 o estudante deve acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.

Quem participa do Enem 2017 pode utilizar as notas para conseguir uma vaga para curso de nível superior em instituições públicas de ensino através do processo seletivo do SISU. Bolsas de estudos para cursos em faculdades privadas no processo seletivo do ProUni. E obter financiamento estudantil do FIES.

Provas não serão aplicadas em dias consecutivos

A grande novidade do Enem 2017 é as provas não mais serão aplicadas durante dias consecutivos. Nas últimas edições as provas foram aplicadas sempre em um final de semana (sábado e domingo). Nesta edição as provas serão aplicadas durante dois domingos. A primeira no dia 5 de novembro e a segunda no dia 12 de novembro.

As mudanças na aplicação das provas do Enem 2017 aconteceram após o MEC realizar uma consulta popular. A grande maioria das pessoas que participaram, responderam que seria melhor que as provas fossem aplicadas em dois domingos seguidos. Na consulta ainda foram apresentas as opções de que as provas fossem aplicadas no domingo e segunda e que continuassem a ser aplicadas como nas edições anteriores (sábado e domingo).

Inscrições Enem 2017 1

Não foram apenas os dias de aplicação que foram alterados. A prova de redação que era aplicada no segundo dia será aplicada logo no primeiro domingo. Neste dia serão aplicadas também as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo dia será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Cada prova do Enem 2017 continua a ser composta por 45 questões de múltipla escolha.

Ainda em relação às provas do Enem 2017, agora cada Caderno de Provas será personalizado com a impressão do nome e número de inscrição do participante. No entanto, os cadernos continuaram a ser diferenciados por cores.

O que mais muda no Enem 2017

Está edição do Enem será marcada por várias mudanças. Isenção da taxa de inscrição, nota do Enem para fins de certificação de conclusão do ensino médio, são alguns dos pontos que serão alterados no Enem 2017.

Agora além dos critérios já conhecidos para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem, pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico serão isentas. Basta que no momento da inscrição informem o número de identificação social (NIS).

A partir desta edição as notas do Enem não podem mais ser utilizadas para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Até a última edição pessoas que não tinham concluído o ensino médio que conseguissem obter nota de 450 pontos em cada uma das provas de conhecimentos mais de 500 pontos na prova de redação teriam o direito de obter a certificação de conclusão do curso.

No entanto o Certificado de Conclusão do Ensino Médio poderá ser obtido através do Encceja – Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos.

Visite também a página do Enem 2017 no Facebook, curta e compartilhe!

lurdes matos de lima maio 19, 2017 às 21:15

eu lurdes gostaria de escrever enen 2017

Responder

Maria Madalena Wttenbergue maio 18, 2017 às 17:28

Quero fazer ENEM, novamente.

Responder

Maria Madalena Wttenbergue maio 18, 2017 às 17:25

Quero fazer ENEM, novamente.

Responder

Jaqueline da silva pantoja maio 16, 2017 às 21:17

Como faço para começar?

Responder

Jaqueline da silva pantoja maio 16, 2017 às 21:16

Como começar?

Responder

katia luzia brilhante maio 13, 2017 às 00:24

estou indo rumo ao futuro

Responder

Renandomingosaraujo maio 12, 2017 às 02:34

Comentário eu gosto do Enem

Responder

maria de jeus da silva nascimento abril 11, 2017 às 16:50

como comersar

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: