Inscrições do Enem 2017 começam em Maio

Atualizado em: 29.03.2017

29/03/2017

No mês de maio estarão abertas as inscrições do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O exame é considerado o maior do Brasil e o segundo do mundo, perdendo apenas para Gão Kão que é de admissão do ensino superior da China. O exame foi criado no ano de 1998 com uma segunda edição em 2009, todavia este ano foi feito uma nova reforma em relação a algumas regras.

O Enem 2017 será utilizado com critério de seleção para o ensino superior através dos principais programas educacionais conhecidos como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos) que são os mais utilizados pelos estudantes.

Os candidatos deveriam efetuar a leitura do edital do Enem 2017 que se encontra no Diário Oficial da União (DOU) que está disponível desde 10 de abril. O documento é composto com datas, regras e todas as informações sobre inscrições, correção da prova e muito mais.

Inscrições para o Enem 2017 abertas de 08 a 19 de maio

Os estudantes que pretendem de se inscrever no Enem 2017 terão a mesma duração do ano anterior, pois será cerca de duas semanas. É preciso acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento e a figura exigida. Assim o sistema do exame abrirá a página de inscrição com nome do candidato e dos pais.

No decorrer da inscrição do Enem 2017 o participante precisa informar um e-mail válido, telefone para contato e número da identidade (RG – Registro Geral). O e-mail só poderá ser informado em um cadastro. O participante portador de deficiência deverá informar no ato da inscrição se necessita de condições especializadas ou atendimentos específicos.

Com as novas mudanças no Enem 2017 apresentada pela presidente do Inep Maria Inês Fini juntamente com o presidente do MEC Mendonça Filho, permite que em certas ocasiões relacionado a deficiência poderá solicitar tempo extra. Todavia será obrigatório que seja apresentado documentos.

Além disto para confirma inscrição o estudante deverá informar situação de conclusão do ensino médio, cidade na qual gostaria de fazer as provas e optar em uma língua estrangeira tendo como opção inglês ou espanhol.

É importante lembrar que o exame não será mais responsável pelo certificado de conclusão do ensino médio, pois agora só valera através da nota do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Taxa de inscrição do Enem 2017

Inscrições Enem 2017

Inscrições Enem 2017

A taxa de inscrição do Enem 2017 se encontra no valor de R$68,00 podendo ser paga em casas lotéricas, agências do correio e agências bancárias. Os estudantes que estejam concluindo o ensino médio em escola de rede pública ou bolsista integral estão isentos desta taxa.

A taxa de inscrição é mais conhecida como Guia de Recolhimento de Uniões (GRU). Outros métodos de ser isento é declarando carência, todavia só será possível para aqueles que possui direito por lei ou sendo cadastrado no CadÚnico, pois é um programa no qual reúne familiares de baixa renda, além de ter rendimento de meio salário por mês sendo por membro familiar ou até três salários mínimos de renda total mensal por família.

Os estudantes que se identificam nestas informações, mas não possui o cadastro no CadÚnico é importante que procure o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). De preferência que seja antes das inscrições se iniciar.

Cronograma do Enem 2017

As inscrições terão início no dia 8 de maio com o encerramento dia 19. As provas do Enem 2017 atualmente serão aplicadas em dois domingos seguidos sendo dia 5 e 12 de novembro. O resultado será divulgado na página do participante dia 19 de janeiro.

Para mais informações sobre o exame, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2017. Para alcançar aquela vaga tão sonhada, clique e conheça a apostila digital sendo o melhor material de estudos na atualidade.

Maria Madalena Wttenbergue maio 18, 2017 às 17:36

Quero pelo menos escrever-me para realizar o ENEM, novamente.

Responder

Franciele paulo dos reis maio 18, 2017 às 08:45

Eu vou passa no nome de jesus vou mi esforca pra isso

Responder

Franciele paulo dos reis maio 18, 2017 às 08:43

Eu quero ganhar uma bolsa pra fazer fin terapeuta

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: